terça-feira, 8 de abril de 2014

22 [RESENHA #3] Divergente - Veronica Roth








Título : Divergente
Título Original: Divergent
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco









Nessa distopia vemos uma sociedade dividida em cinco facções. Cada facção – Amizade, Abnegação, Audácia, Franqueza e a Erudição – fica responsável por abrigar uma determinada parte da sociedade de acordo com as características de cada pessoa. E, logicamente, cada uma dessas facções possui sua função na sociedade. Beatrice, pertence a Abnegação desde que nasceu, é lá onde está a sua família. No entanto, ao completarem 16 anos, cada um pode escolher a que facção quer se integrar. Beatrice então se vê no meio de um dilema. Será que realmente a sua facção de origem ? Ela seria capaz de deixar tudo para trás e dar início a uma nova jornada?
Antes de mais nada, sei que estou um pouco atrasada em resenhar "Divergente", mas não pude deixar de  lado a minha vontade de opinar sobre essa distopia. Eu ainda não tinha dado nenhuma chance a essa nova onda literária. Sim, não li Jogos Vorazes ainda e nem qualquer outra coisa do gênero. Resolvi então dar uma chance a esse estilo começando por Divergente. Comprei como um tiro no escuro e confesso, foi um tiro certeiro.
Divergente conta a história de Tris Prior, uma jovem nascida e criada numa sociedade futurística divida em facções. Tris então tem uma importante decisão a tomar e está no meio de uma singularidade de sua própria personalidade. Esse dilema é logo resolvido pela autora e somos apresentados a novos dilemas que não são respondidos nesse primeiro livro. A ideia do livro é muito bem desenvolvida e eu li quase que como num passe de mágica. Tris é uma boa personagem. Ela não é uma adolescente chata e resmungona e fazia tempo que eu não via uma personagem assim.
Outro forte personagem é o par de Tris, Quatro. Misterioso, inteligente e audacioso, quatro consegue prender e em muito momentos carregar a narrativa. No entanto, os projetos de “vilão” do livro são um pouco sem graça e poderiam ter sido mais explorados.
A narrativa de Veronica Rooth é bem construída e bem ordenada. Nada parece estar fora de foco ou de objetivo. Os espaços deixados para o próximo livro são coerentes e bem guardados. O que mais gostei foi fato de o romance entre Tris e Quatro não ser aquela coisa melosa presente em muitos livros adolescentes. Seria completamente desfigurado se assim fosse, não combinaria nenhum pouco com a narrativa e nem com a personalidade dos personagens. Rooth merece um ponto mais por conta disso.
Porém há um fator que me incomoda bastante. Sei que se trata de um YA, mas a forma com que as palavras são colocadas se mostrou um pouco infantil para mim. Talvez seja a tradução ou mesmo a escrita da autora que tem sua estreia justamente nesse livro. Quem sabe nos próximos livros ela não trará uma escrita um pouco mais madura?

Acho que é isso, pessoal. O livro é ótimo, a história é boa e os personagens encantadores. Não vejo a hora de ler a sequência. E vocês? Já leram ? O que devo esperar para os próximos livros?

22 comentários:

  1. Eu perdi um pouco a vontade de ler essa trilogia depois que lançou o ultimo e todo mundo odiou. Ainda quero ler, mas só se tiver uma ótima promoção.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente ainda não dei uma lida sobre o o último livro. O que considero agora como um bônus!
      hahaaha
      beijos

      Excluir
  2. Oi Ju, tudo bem? Eu amo esse livro, quando o li fui capaz de mergulhar nesse mundo novo.
    Não cheguei a pensar nesse aspecto infantil das palavras, na verdade achei o contrário. Vai me entender né? rsrs

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sériio? Achei meio bobinha a escrita da Veronica, mas cada um tem a sua experiência né?
      Beijinhos

      Excluir
  3. Oie :)
    Estava louca para ler Divergent, mas depois de alguns spoilers do último e resenhas negativas, me desanimou.
    Ainda está na minha lista de desejados, mas não sei se lerei agora!!!
    Beijos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc naõ deve se atrelar a isso ana. Dá uma chance, às vezes é mais a sua cara do que das outras pessoas, mas só lendo pra sabe

      Excluir
  4. Oie :)
    Esse livro estava no topo da minha lista de desejados, mas depois de saber de alguns spoilers do último livro fiquei um pouco desanimada. Ainda quero ler, mas não no momento!
    Beijos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a leitura vale o risco Ana!
      Quanto ao final, eu procuro nem saber quando isso acontece, muitas vezes as decepções saem pq o autor não deu o final que a maioria das pessoas queria, então...
      Vai que!
      Beijos

      Excluir
  5. Eu já li esse e o segundo volume e não achei isso tudo que dizem, acho que é porque li outras distopias antes dessa e achei outras mais bem construídas. Por exemplo, Reiniciados é uma distopia que super recomendo. Acho que vai gostar dessa :)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tô pra ler o segundo o volume. Vou anotar essa dica sua.
      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi Ju, obrigada pela visita lá no blog.
    Adorei o seu blog, amo ler e as suas resenhas me deixam angustiada (no bom sentido, rs): tantos livros pra ler e a vida tão curta, hehe.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que agrado, mesmo dessa maneira. hahaha
      beijinhos

      Excluir
  7. Estou lendo esse livro e estou adorando,
    ainda não tive nenhum problema com ele, espero continuar gostando.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah,que bom!!
      Meu único problema é com a escrita dele. Acho infantil.
      Beijos

      Excluir
  8. oiii, tudo bem?
    quero muito ler esse livro, todos elogiam tanto. Mas fico preocupada com o final,porque não vi uma pessoa sequer falar bem do último livro, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc deve dar a chance. Vai que sua experiência é diferente e vc não fica desapontada?
      Beijinhoos

      Excluir
  9. Oii
    Voce parece ter gostado.
    Eu até tenho curiosidade em ler esta trilogia, mas não sei se leria agora. Tenho muitas séries na estante ainda..rs

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante!!
      E se vc tem outras pra ler, dica de compradora compulsiva. LEIA AS SUAS PRIMEIRO. HAHAHAHAH
      beijinhos!!

      Excluir
  10. Ás vezes eu sou meio rebelde e não leio livros que estão sendo muito lidos, sabe? Não sei o porquê rs Eu vou ver o filme e se gostar, aí eu leio kkkkkk
    Mas gostei da sua resenha!
    Beijos,
    http://www.doceilusao.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é isso. Os titulos que eu leio geralmente são aqueles que eu vi aleatoriamente nas prateleiras da saraiva ou que alguém apenas citou. E que saber?Às vezes é muito mais legal .
      Beijinhos

      Excluir
  11. Ainda não li essa distopia,mas pelos comentários que vejo na blogosfera é muito bom assim que tiver oportunidade quero ler todos.
    Mas cada um tem uma percepção depois da leitura,mas a dica é boa gostei.

    http://magiasbook.blogspot.com.br/2014/04/11-dicas-para-recuperar-beleza-do-cabelo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, de fato.. por isso acho que a leitura é sempre muito válida.
      Beijos

      Excluir

 

Jú Leitora Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates