domingo, 6 de abril de 2014

18 [RESENHA #2] Minha Querida Sputnik - Haruki Murakami







Título : Minha Querida Sputinik
Título Original : Sputnik Sweetheart
Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara.









"Minha Querida Sputnik" é um romance diferenciado. Ele nos conta a história de Sumire, uma jovem que como o próprio autor descreve, ambiciona ser uma personagem dos livros de Jack Kerouac .  Sumire nos dar o ar de sua graça por meio do ponto de vista de K., seu melhor e único amigo. Enquanto somos presenteados pelos eventos cotidianos de ambos os personagens, surge um triângulo amoroso que praticamente nunca é visto na literatura. Acontece que K.  é apaixonado por Sumire e Sumire está apaixonada por Miu. Miu é uma empresária casada e que não aparenta corresponder aos sentimentos da jovem Sumire. No entanto, é justamente o relacionamento entre as duas que faz a história da vida de todos toma um rumo completamente diferente.
O livro de Haruki Murakami é realmente surpreendente e diferente. Nunca havia lido um romance assim e se li, de fato não me marcou tanto. Haruki é um autor sem igual. A forma com a qual ele forma as frases é única e impactante. Estamos falando de um autor de qualidade e não de quantidade, já que o livro tem menos de 250 páginas.
O enredo em si é muito bem construído e nos prende do início ao fim. Eu li o livro voando, cerca de 70 páginas em um dia. Não dá pra desgrudar. Os personagens são muito embasados e nos apaixonamos pelas peculiaridades de cada um. O romance foca em Sumire, mas fui tomada por uma vontade enorme de querer saber mais sobre K., que quando toma a voz do livro consegue arrancar suspiros e alguns bons questionamentos.
A terceira personagem da trama, Miu, foi, para mim, a que menos se destacou. Ela é o motivo das reviravoltas dos personagens, mas não convenceu tanto, faltou algo na construção da personagem. Ou talvez seja o ponto de vista abordado.
Apesar de eu ter adicionado esse livro na minha lista de “ Livros Favoritos da Vida” , confesso que quando ele vai chegando para o final algo parece estar faltando. Há uma hora da trama em que os fatos contados, para mim, não fazem uma grande diferença , poderia simplesmente ter pulado e ido direto ao ponto. No entanto o saldo total é positivo.
Minha Querida Sputnik não é um livro que facilmente irá agradar a todos, mas se você se permitir pode muito bem agradar. Para quem gosta de livros é altamente recomendável, pois não fica difícil se identificar com vários elementos dos personagens centrais, principalmente porque Sumire e K. são dois apaixonados por literatura.
E aí? Vocês já leram esse livro?


18 comentários:

  1. Muito interessante! Adoro ler, gostei da dica desse livro!
    Seguindo por aqui, retribui?
    www.algodaocpoa.blogspot.com.br
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ouvir isso.
      Seguirei sim.
      Beijos.

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro, ele me fez imaginar a personagem, parece ter o estilo que eu iria adorar.

    Abraços,
    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu gosto muito dela, ou melhor, da imagem que K. faz dela.
      Beijinhoos!

      Excluir
  3. Não li mas depois desta resenha quero ler!

    www.corujicesnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Suas resenhas são maravilhosas, adorei
    Beijos.
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia este livro, mas gostei muito da resenha. O livro parece ter uma história interessante.

    beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é muiiiito interessante <3
      Beijinhos !

      Excluir
  6. Ah, adorei o título do livro. hahahah
    Bem diferente!
    Não sei se leria... :/
    bjs
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o titulo e a capa,bem como a sinopse colocada, me atraíram muito. Mas quando eu li o titulo pensei que fosse uma coisa completamente diferente. hahaha
      beijinhos

      Excluir
  7. Achei ao seu ponto de vista o livro bastante e interessante. O que pode nos levar a estranhar no começo da leitura, mas logo se acostumar. Quero muito ler.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é uma obra maravilhosa <3
      Vale muito a pena dar uma chance.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá!

    Já li várias críticas positivas sobre o autor e tenho curiosidade em conhecer sua escrita. Gostei da premissa do livro e parece ter uma abordagem bem diferente e me chamou a atenção. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vale a pena arriscar a leitura.
      Muito obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  9. Nem tinha visto esse livro ainda. Adorei a resenha bem formulada e a premissa envolvente.
    Gosto quando o enredo é bem construído, isso nos dá uma ideia de um livro bem criado.
    Adorei seu blog, visite o nosso, será uma satisfação. Se gostar e tiver interesse em seguir, só nos avisar que iremos retribuir com muito carinho.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é exatamente isso. O livro foi feito com cuidado, arrisco-me a dizer.
      Beijos ;**

      Excluir

 

Jú Leitora Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates